domingo, 19 de setembro de 2010

COMO OS JOVENS AMERICANOS SE VESTEM?



Jovens americanos estao sempre ligados na moda, no que esta in e tentando se encaixar em grupos sociais. Isso se reflete na onda multicolorida de adolescentes nas escolas americanas, e um verdadeiro desfile de moda, tanto para as garotas quanto para os garotos (uniforme so e obrigatorio em escolas publicas durante o ensino primario e parte do fundamental).
A aborrecencia (ops!), digo, adolescencia e aquela conhecida fase na qual o individuo (geralmente entediado e mal-humorado :D ) busca uma “tribo”, ou seja, um grupo de pessoas que apoie a identidade do jovem ou que o ajude a criar sua identidade baseada nas qualidades e comportamentos desse mesmo grupo. Como as coisas nao sao diferentes do Brasil e o povo adora  criar esteriotipos, segue a lista das tribes mais populares entre adolescentes nos EUA atualmente:
Goths: (goticos) todos lembram da leva de goticos no comeco da decada de 90, nao? Bem se voce nao se lembra daquelas criaturas palidas, de cabelos tingidos, muito rimel e maquiagem a la pierot , voce tem a chance de reve-los. Goths geralmente ouvem musicas depressivas. Alguns jovens afirmam que ser goth nao tem a ver com personalidade morbida e sim com gosto por arte gotica e musicas do estilo, ja outros dizem que ser goth e a expressao da beleza morbida e eles criam isso vestindo roupas pretas, mantendo a pele palida ou usando maquiagem para tal, batom preto, lapis para olhos pretos, enfim maquiagem desde que ela seja de cor preta.
Geeks: sao aqueles adolescents que preferem jogar video-game a praticar qualquer tipo de esporte.
Nerds: adolescentes que tem tremendo conhecimento sobre computadores e sao excluidos da roda social por lhes faltarem habilidades sociais.
Trekkies: sao geeks, porem com a diferenca de serem fanaticos por Jornadas Nas Estrelas.
Jocks: sao aqueles tipicos atletas que pegam no pe e abusam de pessoas mais fracas na escola. Nem todos alunos com excelentes habilidades atleticas agem como jocks.

Preppy- a palavra prep e o diminutivo de preparatory, ja que esse termo originou-se em relacao aos filhinhos de papai que vestem roupas caras e estudam em escolas caras, tambem chamadas de preparatory schools. Eles consideram seu senso fashion mais como estilo de vida que moda. Eles vestem roupas caras e “engomadinhas”. As musicas favoritas sao techno,dance music e R&B. Eles amam tudo de bom que a vida tem a oferecer: dinheiro, iates, festas, fazer compras em lojas caras, jogar golfe, jogar tenis etc.
Emo- um dos grupos que atualmente e mais popular entre os jovens (e tambem considerado um estilo musical). Eles se vestem mais ou menos como os goths, porem eles tambem gostam de rosa e outras cores chamativas (usadas em menos escala, o preto sempre dominando o look), entao eu diria que se fosse para eles criarem uma bandeira representando seu grupo elas seria rosa e preta. Eles tingem o cabelo de preto e geralmente tem franja, nem sempre simetrica, gostam de piercings, esmalte preto (tanto para os rapazes quanto para as mocas) . Muitos deles sao abertos a bisexualidade.
Skaters ou Punks- jovens que gostam de musica barulhenta, e possuem senso de moda no minimo chamativo (calcas largas caindo na metade da bunda e cueca aparecendo). Adoram o corte de cabelo extravagante e cores vibrantes (somente no cabelo).
Gangstas: esses sao derivados da cultura hip-hop americana. Calcas largas, camisetas de marca cara, jaquetas com capuz e bones para os rapazes. Roupas justas e curtissimas para as garotas. Ambos usam bijouteria dourada e imitacao de diamantes. Ouvem rap e hip-hop.
Claro que a descricao dessas tribos acimas sao baseadas em esteriotipos e enquanto muitos jovens buscam sua identidade e aceitacao dentro desses grupos, jamais deve-se esquecer do lado individual de cada um e de nao ler o livro pela capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário