sábado, 18 de setembro de 2010

VOCÊ É DESORGANIZADA?



7 hábitos das pessoas super DESORGANIZADAS

Pessoas super desorganizadas ou cronicamente desorganizadas, possuem características comuns, como a dificuldade crônica de encontrar objetos perdidos, dificuldade de concentração ou um senso equivocado quanto ao tempo necessário para completar uma tarefa.
Vamos identificar os 7 destes hábitos: (que devemos procurar modificar)

1. ‘posso precisar disso um dia‘ – o hábito de acumular coisas e de guardar um monte de tranqueiras que não servem pra nada e nunca vão ser utilizadas, é uma das principais causas da bagunça e desorganização. Pessoas com este hábito estão sempre procurando por mais espaço, mais gavetas, mais armários, mais salas… a má notícia é que nunca haverá espaço suficiente. Em muitos casos, a bagunça tem a ver com o medo de perder memórias ou lembranças, com a preocupação com o futuro ou ainda com a sensação de que alguma coisa ruim pode acontecer. Pode ter a ver ainda com a forma como lidamos com uma perda ou como mascaramos a dor de um trauma recente.
2. ‘pode colocar aí mesmo‘ – o hábito de não separar as coisas, não classificá-las ou categorizá-las adequadamente, faz com que nunca exista um lugar certo para colocar um documento ou objeto, e sobra apenas a opção de “deixa por aí mesmo”. Bagunça no estado da arte!
3. ‘segunda feira eu vejo isso‘ – o clássico e terrível hábito de deixar tudo para depois. Depois eu vejo, amanhã eu faço, segunda feira começo meu regime e por aí vai. A procrastinação (ato de deixar para depois o que deveria ser feito agora) pode ter origem em diversos fatores mas os dois principais são a desorganização pessoal (muitos exemplos neste artigo) e o perfeccionismo. Como diz um ditado popular, o perfeccionismo é o pior inimigo do suficientemente bom.
4. ‘eu me encontro na minha bagunça‘ – o hábito de manter uma bagunça “federal” em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos vem da suposta habilidade dos desorganizados em encontrar as coisas no meio do caos. Uma ilusão. Na verdade a falta de noção, o não saber por onde começar, ou mesmo a falsa idéia de que organizar vai tomar muito tempo, acaba forçando a decisão de que é melhor deixar tudo como está.O que as pessoas assim se esquecem é que tudo pode piorar, sempre.
5. ‘uso sempre minha super memória‘ – Um ser iluminado! Tem o hábito de contar sempre com sua memória de elefante. Muitas vezes porém, precisa lançar mão da memória alheia. Não utiliza agenda e não tem o costume de marcar compromissos ou registrar lembretes. Pessoas com este hábito, estão sempre estressadas e pior, estressando aqueles que convivem com ela.
6. ‘desculpe o atraso‘ – o hábito de deixar tudo para a última hora, e não planejar e programar suas atividades, faz com que pessoas assim percam a noção e senso no uso do tempo, e por conta disso estão sempre atrasadas para os seus compromissos ou perdendo prazos para entrega de trabalhos. Doenças repentinas, pneus furados, congestionamentos “monstro” e outras desculpas esfarrapadas estão sempre na sua lista.
7. ‘desculpe, mas perdi esse ficheiro‘ – Bem, o hábito de perder documentos, arquivos no computador, chaves, sapatos, crianças (sim, crianças!) faz com que estas pessoas tenham muito retrabalho e muito stress adicional, afetando de forma impiedosa sua produtividade.

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